03/12/12

Figueira da Foz: Passagem de Ano 2012/2013 com recorde de mini-foguetes + rally e o habitual fogo de artificio!

A Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo apresentaram o programa para o fim de ano 2012/2013 que pretende acima de tudo dinamizar diferentes momentos de animação para públicos de todas as idades, dos 8 aos 80, da família ao grupo de amigos. 
O Presidente da Câmara Municipal, João Ataíde apresentou a Passagem de Ano como “uma das iniciativas mais importantes do ciclo de eventos que caracterizam a Figueira da Foz” mantendo a expetativa de que “à semelhança de anos transatos este evento seja mais um sucesso não só na captação de público como também na dinamização da economia local”. Informou que “a cidade estará dotada de todas as infraestruturas necessárias que garantam uma animação de qualidade e a segurança a quem nos visitar”. João Ataíde expressou ainda o empenho em trazer até à Figueira da Foz o público que habitualmente escolhe a figueira como destino de fim de ano, mas também “novos visitantes que virão à procura de uma noite diferente e que assim se revejam no programa que hoje apresentamos.” 
Isabel Cardoso, administradora da FGT, explicou que se optou por um modelo idêntico ao ano anterior, desejando que este tenha igual sucesso tendo em vista a satisfação de todos os figueirenses e também de todos aqueles que escolherem a Figueira da Foz para celebrar o novo ano. Fez também um desafio: “-Para se duplicar o record de mini foguetes precisamos de todos, temos consciência que o objetivo é grande, mas... como somos ambiciosos, acreditamos que vamos conseguir!” Demonstrou a preocupação de toda a equipa da FGT em preparar um programa diversificado que irá permitir a todos receber o início de 2013 com entusiasmo mas principalmente com esperança. 
A FGT conta pelo segundo ano consecutivo com a colaboração do parceiro privado PubliCastelo que mais uma vez aposta na Figueira da Foz como um dos locais mais emblemáticos para comemorar a entrada num novo ano. 
A seu cargo está a instalação do main event cuja localização transitou para o areal junto à Torre do Relógio devido aos trabalhos que se encontram a decorrer no Forte de Santa Catarina, no âmbito da Regeneração Urbana. A PubliCastelo vai instalar uma tenda com aproximadamente 1.000 m² (no ano passado esta tenda foi de 600 m²) na qual a animação terá início pelas 00h00 com a banda APARTIRTUDO até cerca das 03h00, ficando a animação musical posteriormente assegurada até às 06h00 com Djs. Mas já antes, no dia 29 a partir das 22h30 haverá animação na tenda da praia com DJs, num pré-aquecimento para a festa da Passagem de Ano. 
E pelo segundo ano vai-se tentar bater o recorde da concentração do maior número de “mini-foguetes” na avenida 25 de Abril. Esta concentração começará pelas 22h30 e o recorde está agendado para as 23h30. Em 2011 foram 1.000, em 2012 pretende-se chegar aos 2.000 participantes! 
A animar este momento estará a dupla DJ OF: Ossman & Faraz, que vão dar o seu melhor para cativar participantes para bater o recorde no qual a forte participação do público é essencial e antecede as aguardadas 12 badaladas! Esta dupla estabelecerá também o ritmo para a contagem decrescente para 2013 e para o espetáculo piromusical que durante 10 minutos iluminará a noite e todos os que se deslocarem à Figueira da Foz nesta noite. Por questões de segurança e visibilidade o fogo de artifício vai ser lançado do areal junto ao molhe norte. 
O programa de Passagem de Ano inclui ainda o Rally de Fim de Ano, uma organização do Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz. Igualmente por questões de segurança a Avenida 25 de Abril estará encerrada entre as 20h00 do dia 31 de dezembro e as 06h00 do dia 1 de janeiro.