14/07/13

Naval 1º de Maio: Estudo concluiu que é o clube mais antigo de Portugal!

“-Qual o Clube mais antigo de Portugal?” Estudo de  universitário concluiu que é a Naval 1º de Maio!
Esta é uma pergunta que coloca uma imensa problemática quando feita, e ouvem-se várias respostas. Há quem diga que o futebol começou na Madeira, há quem diga que começou no Alto Minho, há quem defenda que foi Académica de Coimbra, há quem defenda que foi na Capital , mas a verdade é que o clube mais antigo de Portugal é a Naval 1º de Maio.
Em 1893 a Naval era fundada e, tal como o FC Basel na Suiça (que mais tarde iria estar na origem do Barcelona), tal como os históricos Dundee Football Club, o Oxford United Football Clube, o VFB Stuttgart e o Ateticky Clube Sparta de Praga, é uma das instituições mais antigas da Europa, porém o seu historial e conhecimento passam na sombra do conhecimento por ter estado décadas em ligas inferiores.
Para que não hajam polémicas em relação à veracidade, foi feita uma verificação detalhada do ano de fundação dos clubes mais antigos. O Belenenses foi fundado em 23 de setembro de 1919, o Benfica em 28 de fevereiro de 1904, o Leixões no dia 28 de novembro de 1907, o Porto em 28 de setembro de 1893, o Sporting em 1 de julho de 1906, e Académica de Coimbra no dia 3 de novembro de 1887, o já extinto Club Lisbonense foi criado no ano de 1890, e a Naval no dia 1 de Maio de 1893.
Como Associação de raiz operária o nome escolhido não poderia ter sido mais apropriado, assim como o dia escolhido para a sua implementação - o Dia do Trabalhador de 1893.
O primeiro presidente da Naval foi João da Encarnação, banheiro da Praia da Claridade da cidade sede da Figueira da Foz. Na sua fase inicial a Naval tinha por objetivo a prática de desportos náuticos por parte dos seus associados.
E foi no remo, durante os seus primeiros anos de história, que a Naval 1º de Maio almejou alguns dos seus grandes sucessos desportivos. Mas, embora tenha nascido com uma vertente náutica, a Naval 1º de Maio foi alargando as suas secções desportivas e culturais numa tentativa de proporcionar aos seus associados um leque variado de opções de prática desportiva e de atividades lúdicas.
Como coletividade trata-se da quarta coletividade desportiva mais antiga do país, mas como clube é o mais antigo em atividade.
No dia 4 de julho de 1997 um incêndio destruiu a sua sede social. Com ele quase desapareceram 105 anos de história, que passou a ter instalações provisórias no estádio José Bento Pessoa.
(Compilação de um estudo de Joel Perpétuo, 22 Anos, estudante universitário)