29/07/13

Agenda das atividades de agosto da Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz



Biblioteca de Praia
Segunda a sábado das 10h00 -16h00
Praia da Torre do Relógio, em frente à Piscina de Mar
Com a chegada do Verão, a Biblioteca Municipal disponibiliza aos leitores um novo espaço, à beira-mar, para as suas leituras. Para fazer uma pausa. Folhear um jornal. Ler um livro. Para os mais pequenos há sempre imaginativos ateliers para participar e aprender.
A leitura está na praia!
 *********************************
Biblioteca Pública Municipal – Pólo de Buarcos - Segunda a sexta, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Entrada livre.
Foi inaugurado no passado dia 1 julho, no rés-do-chão do edifício do Núcleo Museológico do Mar, o Pólo de Buarcos da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás.
Dotado de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, este pólo é especializado na temática do mar, e reúne e disponibiliza para consulta o espólio bibliográfico doado pelo Dr. António Ribeiro Azul.
*********************************
VI Aniversário do Núcleo Museológico do Sal
(A)gosto com Sabor a Sal
Programa detalhado brevemente disponível no ‘site’ da edilidade.
*********************************
Núcleo Museológico do Sal
Sessões de Reflexologia, 14 agosto, das 14h00 às 18h30. Gratuito.
*********************************
Núcleo Museológico do Sal
Prova comentada de vinhos portugueses- Viagem pelas Denominações-
24 de agosto. Inscrições: 10€ / pessoa, limitado a 20 pessoas.
*********************************
Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás
Exposição “ Energia Vital” de Aucta Duarte. Agosto, entrada livre.
No âmbito de parceria existente com a  Associação da Amizade e das Artes Galego Portugues a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz apresenta, durante o mês de agosto, a exposição de pintura “Energia Vital “ da artista plástica Aucta Duarte, para quem "pintar é  forma de se sentir viva". 
*********************************
“Feira do Livro e das Artes”
5 de agosto a 9 de Setembro
Pavilhão Multiusos Municipal – Parque da Avenida de Espanha, das  10h00 às 24h00. Entrada Livre.
A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em parceria com a Calendário de Letras-Importação e Exportação Lda, vai promover, pela primeira vez, a  “Feira do Livro e das Artes” no multiusos. Nesta iniciativa estarão representadas dezenas de editoras com milhares de livros de temáticas diversas.
Paralelamente irá decorrer uma Feira de Artesanato, representativa do melhor que os nossos artesãos criam por este pais fora.
Ao longo deste evento realizar-se-ão diversas atividades lúdicas, encontros com escritores, “hora do conto às quintas-feiras”, apontamentos musicais, pintura ao vivo,  que conta com a participação da Magenta – Associação dos Artistas pela Arte e da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, bem como exposições de fotografia e pintura, entre outras iniciativas.
*********************************
Dia Internacional da Juventude
Dia 12 de agosto na  Biblioteca Municipal, Biblioteca de Praia e Biblioteca de Jardim. 
A Biblioteca Municipal assinala a data com um dia de atividades culturais particularmente direcionadas aos jovens. Visitas guiadas, sessões de contos e ateliers criativos, jogos tradicionais entre outras iniciativas. Atividade sujeita a marcação prévia para grupos. Público em geral.
*********************************
Museu Municipal Santos Rocha
Exposição Internacional de Arte Contemporânea “From L’Agenzia Di Arte With Love!”. Até  25 de agosto na Sala Set 1. Entrada gratuita.
Esta mostra integra trabalhos de artistas plásticos de inúmeros países, nomeadamente: Portugal, Holanda, Áustria, Itália, Rússia e Brasil.
Obras de nomes como Andrea Pierus, Aucta, Duarte, Brighart, Carla Taveira, Fraguial, Francisco Urbano, Isaura Figueiredo, Léa Dray, Maria Emília Amaral, Massimo Bardi, Renato Araújo, Olessia Stroeva, Patty Silva Santriago Ribeiro, Teresa Duarte, Victor Costa e Vítor Lages poderão ser apreciadas pelos visitantes, numa mostra única.
*********************************
Museu Municipal Santos Rocha
O Museu Municipal Santos Rocha recebe, de 13 a 29 de agosto, a exposição/concurso itinerante “Rei e Rainha do Mondego”, promovida pela Agência de Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.
A Rede lançou, no 1.º e 2.º ciclo das Instituições de Ensino dos oito municípios do nosso território, o desafio “Rei e Rainha do Mondego”, que perspetivava a construção de dois elementos tridimensionais que representassem o casal real dos Castelos e Muralhas do Mondego.
A criatividade imperou e a comunidade escolar deu provas de trabalho conjunto e de grande empenho neste desafio. O concurso estão 12 casais reais,  que se encontram a percorrer todos os municípios da Rede.
Visite a exposição e vote no Casal Real que mais lhe agradar. O Casal vencedor será anunciado em data próxima ao dia 7 de outubro, dia Nacional dos Castelos.
*********************************
Núcleo Museológico do Mar
“Sardinha – Uma exposição das profundezas do mar até à mesa”
Filipe Couto, um jovem de 26 anos, escolheu a sardinha como tema da sua tese de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O resultado da pesquisa irá estar disponível aos olhos do público, no Núcleo Museológico do Mar, para que os mais novos conheçam a importância da sardinha, desde a sua captura até à chegada ao prato.
Até 23 agosto. Entrada Livre.
*********************************
Núcleo Museológico do Mar
Mostra Documental Comemorativa do 1º Centenário da morte de Augusto Gooltz de Carvalho.
O Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos, apresenta uma exposição evocativa de Augusto Goltz de Carvalho, por ocasião do centenário da sua morte. Goltz de Carvalho nasceu em Buarcos a 28 de Março de 1858.
Além de professor primário, profissão que exerceu durante trinta anos, desempenhou um papel importante no panorama associativo buarcosense.
Interessou-se por arqueologia, botânica e zoologia, promoveu inúmeras iniciativas de caráter cultural, escreveu peças de teatro e fomentou o ensino das primeiras letras junto das classes mais desfavorecidas.
Faleceu a 29 de Junho de 1913 em Buarcos, terra que sempre se preocupou em servir. Até 27 setembro. Entrada livre.
*********************************
Núcleo Museológico do Mar
O Núcleo Museológico do Mar recebe a mostra fotográfica “Mar de Atlas”, do prestigiado fotógrafo Joel Santos.
Autor de inúmeros best-sellers na área da fotografia, Joel Santos selecionou um conjunto de 16 fotografias, representativas do seu trabalho na área de “Oceans and Rivers”.
No dia da inauguração, Joel Santos, apresentará o seu mais recente livro “FOTOedição: O Guia Essencial de Pós-produção com Photoshop Lightroom e Adobe Camera Raw’”, e realizará uma sessão de autógrafos. 
De 31 de agosto a 29 setembro.
*********************************
Sala Afonso Cruz | Centro de Artes e Espectáculos 
"Redes" de Vitor Azeredo.
Tendo nascido e crescido perto da Praia da Aguda, em Arcozelo, Vitor Azeredo foi desde cedo seduzido pelo Mar e por todas as atividades que lhe estão relacionadas. Esta praia e a sua pesca artesanal, com todos os seus elementos materiais bem como o caráter das suas pessoas, tornou-se num rico laboratório de aprendizagem e trabalho da fotografia.
Vistas pela objetiva macro de uma câmara fotográfica, as redes de pesca com as suas linhas e nós apresentam uma dimensão que não nos é comum no nosso dia a dia.
De 8 agosto a 2 de setembro.
*********************************
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Júlio Resende na Sala 2 – “As cores mandam em mim” até 28 de setembro
Em 2009, a Baganha Galeria, do Porto, tem o privilégio da exclusividade de Júlio Resende. A história deste espaço de arte e cultura está, por isso, intimamente ligada a este nome maior da arte contemporânea portuguesa.
“As cores mandam em mim”, numa coprodução com o CAE da Figueira da Foz, é assim uma exposição que pretende homenagear o Mestre, divulgando o seu trabalho e perpetuando a memória do artista.
 *********************************
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Sala 3 - José Poiares e Alexandra Ceregeiro
Gentes, Coisas e… outras Coisas!
Esta é uma mostra conjunta de José Poiares (fotografia) e Alexandra Ceregeiro (artes diversas).
Gentes – As fotos aqui expostas traduzem gente e atmosferas que não passaram despercebidas ao autor enquanto fotógrafo amador.
Coisas e… Outras Coisas – Os mais diversos materiais usados podem transformar-se em elementos decisivos na criação de uma escultura, duma matriz de uma gravura ou numa colagem. É a tralha ao serviço da criatividade.
*********************************
Galeria Plaza D´Art- Centro Comercial Foz Plaza 
Segredos da Gândara” visa ser uma janela sobre o Património Natural e Genético da Gândara, uma região que felizmente alberga ainda uma vibrante Biodiversidade.
A exposição Segredos da Gândara é composta por 20 trabalhos fotográficos de três autores com um percurso idêntico, e o gosto pela fotografia e pela Natureza: João Petronilho, David Guimarães e Luís Rocha.
02 de agosto a 01 de setembro.
*********************************
Feira Saudável e de Produtos Tradicionais 
A Feira Saudável e de Produtos Tradicionais realiza-se todos os domingos das 10h00 às 14h00, no Meeting Point (Praceta José Ledesma Criado, na zona sul da esplanada Silva Guimarães).
*********************************
 Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
A Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz , iniciativa pioneira no género, nasceu em setembro de 1979. Ao longo destes 24 anos e através da gala, a Figueira da Foz teve o privilégio de receber mais de 375 participações das quais cerca de metade estrangeiras, oriundas de 40 países da Europa, América, África e Ásia.
Assinalando, agora, a 25ª edição, confirma-se, de novo, a transmissão em direto pela RTP.
Os participantes da Gala, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, oriundos de diversos países e de várias regiões do país serão acompanhados pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz dirigido pela maestrina Alexandra Curado e pela Orquestra Mar&Arte dirigida pelo Maestro Rui Lúcio.
11agosto, 21h00, no Grande Auditório. Bilhetes a 5 e 8 euros à venda em  
www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
*********************************
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Xana Toc Toc - Ao Vivo!
XanaToc Toc gosta de desenhar, pintar, cantar, escrever e viajar na sua biciclinha pelo mundo dos seus sonhos, que ela chama: “A Ilha dos Sonhos”. É nessa Ilha que a fantasia e a magia acontecem a toda a hora! Vive a vida com muita curiosidade, daí o nome Toc Toc, pois não tem receio de bater a todas as portas das casas com perguntas sobre tudo e todos, pois gosta de estar sempre a aprender.
18 de agosto, 18h00. M 3 anos.
Bilhetes a 12 euros.