12/08/13

Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz – Os vencedores!

As três vencedoras: Sasha (Cabo Verde),  Beatriz (Madeira) e Juliana (Figueira da Foz)
Realizou-se ontem, domingo 11 de agosto, no Grande Auditório do CAE, a 25ª edição da Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.

Esta gala é uma iniciativa pioneira no género e nasceu em setembro de 1979. Desde então cumpriu os seus objetivos: a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, a divulgação dos "Direitos da Criança" e de entidades sem fins lucrativos colocadas ao serviço da criança, e o fomento de laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem. Não se realizava desde 2002, tendo a Câmara Municipal da Figueira da Foz tomado a iniciativa de a relançar este ano.

Esta edição foi transmitida em direto pela RTP1 e teve como apresentadora Sílvia Alberto. Por sua vez, o Júri foi constituído por Sansão Coelho (Presidente do Júri), Pedro Couceiro, Carla Bernardino, Ana Sofia Heleno, Rita Guerra (que mais tarde subiu ao palco para interpretar um tema ao piano) e Ramon Galarza. E contou com 13 canções concorrentes cantadas por catorze participantes com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos oriundos de diversos países, nomeadamente Cabo Verde, China, Roménia, Ucrânia e de várias cidades do país: Figueira da Foz, Lisboa, Seixal, Coimbra, e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Os participantes foram acompanhados pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz, dirigido pela maestrina Alexandra Curado, e pela orquestra Mar&Arte, dirigida pelo maestro Rui Lúcio. A abertura do espetáculo foi composta por uma coreografia de Marco de Camillis com a participação de várias crianças pertencentes à Escola de Artes do CAE, Academia Roysel Alfonso e Figueira Stage School.

Lista dos vencedores desta 25ª edição, cujos prémios foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz Dr. João Ataíde:
Menção Extra do Júri – “O Meu Mundo”, interpretado por Inês Gonçalves (Figueira da Foz);
Melhor Letra – “O Livro”, de João Paulo Costa (Açores) e “A Casa da Quinta Amarela”, de Ana Rita Gomes (Figueira da Foz);
Melhor Música – “A Casa da Quinta Amarela”, de João Paulo Faria (Figueira da Foz);
Vencedor Estrangeiro – “Mnine d’Rua Ma Mim”, interpretado por Sasha Alhinho” (Cabo Verde);
Vencedor Nacional – “A Casa da Quinta Amarela”, interpretado por Juliana Domingues (Figueira da Foz) e “Gira Carrossel”, interpretado por Beatriz Martinho (Madeira).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





-