10/10/13

Jean-Baptiste Garon: As obras e breve historial de um grande artista plástico

-
Jean-Baptiste Garon Nasceu em Niort, França, em 14 de Novembro de 1964. Veio para Portugal em 1996 onde, por influência da primeira mulher, natural do concelho, se radicou na Figueira da Foz, tendo trabalhado durante os primeiros dois anos no Centro de Artes de Buarcos. 
Oriundo de uma família de artistas plásticos, e com forte influência e ensino aprimorado do pai, desde logo com 7 / 8 anos já desenhava e pintava pequenos painéis em papel e cartão bastante elogiados e até afixados na sua escola. 
Para além disso estudou na Escola de Belas Artes de Bourges e na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas de Limoges, tendo adquirido o Diploma Nacional Superior de Expressão Plástica. E foi sem surpresas que em 1987, logo aos 23 anos, tiveram inicio as suas exposições públicas, individuais e coletivas, em França. Até 1995 expôs todos os anos em várias cidades como Toulouse, Paris, Niort, Brives, Saint-Florentin, Migennes, Montalivet, La Rochelle, etc. Foi finalista, em 1988, do Grande Prémio da Academia das Belas Artes de Paris. Em 1992 colaborou na criação do Atelier de Pintura em Turny. 
Depois de dezenas de exposições em França, estreou-se em Portugal na Galeria “O Gaiteiro”, em Palmela, no ano da sua chegada – 1996. Desde aí vem realizando sempre exposições todos os anos em vários locais: Setubal, Leiria, Montemor-o-Velho, Alcobaça, Pombal, Fátima, Cascais, Buarcos e, claro, Figueira da Foz. 
Fazia parte do Movimento Pintores Sem Limites. Vendia e vivia da sua arte, o que nem sempre é comum nos artistas plásticos, pois vendia todos os quadros que elaborava. Faleceu, vitima de cancro, em dezembro de 2012.