04/11/13

Restaurante Plataforma - Historial

Desde a sua adolescência que Celeste Russa vende peixe e marisco. Criada e nascida em Buarcos, zona piscatória com raízes muito antigas, sempre teve um contacto privilegiado com a faina marítima e com a venda das suas iguarias. Mulher forte e determinada, sempre enfrentou os desafios e as dificuldades da vida dura de quem trabalha e vive do mar. Sua mãe e sua avó eram peixeiras. E os homens eram pescadores. Esta tradição familiar tem continuidade nas filhas Tânia e Flávia que continuam a vender marisco e peixe, respectivamente, no Mercado da Figueira da Foz. Esta facilidade de obter o peixe e o marisco mais frescos fazem do seu restaurante uma paragem obrigatória para bons apreciadores destes sabores marítimos.
Das suas duas paixões – vender e cozinhar peixe e marisco - nasce a ideia de ter um restaurante onde pudesse dar a conhecer a sua arte culinária. Por brincadeira, clientes e amigos começaram a incentivá-la a pôr em prática esse sonho. Por vezes, iam a sua casa comprar peixe ou marisco e ficavam deliciados com os saborosos manjares e petiscos que fazia no seu dia-a-dia. Só faltava um local que estivesse à altura de tanto saber e mestria. E assim aconteceu. No areal da praia de Buarcos, local privilegiado de frente para o mar, nasce um restaurante único que se tornou uma referência gastronómica nos sabores do mar.
1998 – Em Junho de 1998 é inaugurado o Restaurante Plataforma Celeste Russa com a certeza de ser uma receita de sucesso pelos seus sabores, arte gastronómica, localização e sonho da sua criadora D. Celeste Russa. Em Dezembro, o sonho quase ia, literalmente, por água abaixo quando um forte temporal e uma onda enorme arrasaram o areal de Buarcos arrastando inúmeros barcos até à marginal. Em pleno funcionamento, a Plataforma embora alagada e inundada resistiu aos caprichos da Natureza de uma forma quase milagrosa. Mais uma vez, Celeste Russa, com a sua determinação e empenho ultrapassou este obstáculo que podia ter sido fatal.
2007 – Este é o Ano em que existe uma grande mudança na gerência da Plataforma. A Celeste Russa vende o Restaurante a duas Sócias que ficam cada um com 50% do Restaurante. A filha da Celeste Tânia Varela foi um dos sócios, a outra sócia foi a Maria de Lurdes Gil com o seu marido António Clara Gil. 2008 – Neste ano a Plataforma é totalmente reconstruída de raiz indo de encontro aos requisitos do POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira. Neste projecto do Arq. Luis Neto, o restaurante ganha uma nova dimensão ao aliar um moderno estilo com alusões marítimas a traços tradicionais e típicos desta zona. O uso do vidro, como delimitação do espaço, confere a esta estrutura uma luminosidade natural e uma perspectiva mais ampla do próprio espaço e zona envolvente.
"Esta plataforma sobressai constituindo varandas que funcionam como acesso sobrelevado e como miradouro sobre a praia realçando o efeito de flutuação do edifício." in Memória Descritiva e Justificativa do projecto apresentado pelo Arq. Luis Neto.
(Da página do facebook do restaurante Plataforma)