11/12/13

Figueira Cidade Natal: Programa de Natal e de Passagem de Ano

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, a “Cidade Natal” envolve um conjunto de iniciativas, cujo principal objectivo é “animar e dinamizar” toda a zona urbana, com “uma oferta diversificada, de grande qualidade, numa atitude proactiva de captação de turismo e de públicos diversificados, almejando impulsionar a actividade comercial, das unidades hoteleiras e restaurantes do concelho”.

“Unindo esforços e partilhando orçamentos, foi possível ter iluminações de Natal praticamente em todas as áreas comerciais da cidade, conferindo-lhes o brilho e o espírito que se pretende nesta quadra, plena de significados e envolvimento sentimental, com tudo o que ela representa”, referiu o autarca na apresentação do programa natalício e de fim de ano, ladeado do presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, dos presidentes das juntas de freguesia de Buarcos e de Tavarede e do responsável da empresa Publicastelo.

A “Cidade Natal” inclui uma “Vila”, junto ao forte de Santa Catarina, com casinhas para os mais novos, uma exposição com cerca de 1 000 pais Natal (13 de Dezembro a 05 de Janeiro), uma Feira de Natal com artesanato e produtos regionais (de 13 a 24 de Dezembro), no Pavilhão Multiusos do parque das Gaivotas, assim como uma “fun zone” para a pequenada.

A isto junta-se o presépio na praça de 08 de Maio, música ao vivo e som ambiente nas ruas junto às áreas comerciais e um desfile de pais Natal, no dia 15 de Dezembro, pelo Grupo Motard Amigos de S. Julião e uma “Parada de Natal”, no dia 21, pelas 14h00, desde o forte de Santa Catarina até ao Jardim Municipal, passando pelo Bairro Novo.

As festividades natalícias encerrarão a 05 de Janeiro de 2014 com o tradicional Cortejo da Espera dos Reis (Filarmónica Figueirense e Filarmónica 10 de Agosto), seguindo-se a representação teatral Auto dos Reis Magos, junto ao presépio da praça de 08 de Maio.

Na contagem decrescente para o fim de 2013, a Figueira da Foz propõe um programa de animação para “continuar a cativar todas as pessoas que acorrem à cidade, particularmente a muita juventude que é atraída pelos festejos”, conforme realçou o presidente da Câmara Municipal.

O programa começa com o Rali de Fim de Ano, de 27 a 29 de Dezembro, promovido pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, com a animação a ter início logo no dia 28, no Pavilhão Multiusos, pelas 22h30, com a actuação da banda “The Dixie Boys” e Dj's convidados.

Na noite de 31 de Dezembro, os Dj's vão conduzir a música, a partir das 23h00, e o público até às 00h00, numa contagem decrescente junto à Torre do Relógio, com o ano de 2014 a ser saudado com um espectáculo piromusical, de 10 minutos, sobre o areal da praia da Figueira da Foz.

A animação prosseguirá, a partir das 01h00, no Pavilhão Multiusos, tendo como atracção principal o Dj Mike Sebastian e a banda “Vírus Music”, até de madrugada.

De acordo com as contas apresentadas, a iluminação de Natal custará 18 654 euros, repartidos pela ACIFF (62,51 por cento), pela Câmara (30,66 por cento) e pelas juntas de freguesia de Buarcos (4,15 por cento) e de Tavarede (2,68 por cento).

Este ano não haverá os mini-foguetes, tornando a passagem de ano mais barata, com a Câmara Municipal a dizer que o orçamento da “Cidade Natal” e do Fim de Ano ascende a 27 000 euros. (Noticia e foto de Campeão das Províncias – Título nosso)