07/02/14

Carnaval da Figueira da Foz/Buarcos 2014 tem como rei o cantor Emanuel e como rainha a figueirense Susana Guerra!

 




















 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Foi apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz o programa e os Reis de Carnaval da Figueira da Foz 2014.
Emanuel é o artista convidado e vai ter como rainha a figueirense Susana Guerra.
Emanuel nasce para a música em 1973, quando inicia a sua aprendizagem musical numa escola especializada em guitarra, passando os seis anos seguintes em formação na vertente que até então mais gostava: a música clássica. Mais tarde, assume a música como atividade profissional, tornando-se professor durante oito anos, dando aulas, dirigindo pequenas orquestras, integrando grupos musicais de todo o tipo. Em 1992, Emanuel assume-se como intérprete e edita o seu primeiro disco. “Rapaziada Vamos Dançar”, “Pimba, Pimba”, “Felicidade”, “Cada vez que um filho nasce”, “Ritmo do Amor”, são grandes marcos da carreira de Emanuel, um dos mais internacionais cantores de música popular portuguesa. Com o seu vasto reportório conseguiu captar público de todas as idades, sendo junto das camadas mais jovens que hoje em dia os seus espetáculos são mais solicitados. Recentemente é reconhecido pelos seus novos singles, “Hino à Alegria” e “Baby, és uma Bomba”, que rapidamente obtiveram milhares de visualizações no Youtube. Emanuel referiu que: ” É com muito prazer que sou Rei de um Carnaval tão grandioso como o da Figueira da Foz. A Susana Guerra está a gravar um dueto comigo, no meu novo CD. Espero que ambos possamos contribuir para um Carnaval majestoso.”
Susana Guerra "Suzi", nasceu na Figueira da Foz e desde cedo mostrou prazer em cantar, subindo pela primeira vez a um palco, com 5 anos, no Cine Teatro Caras Direitas, em Buarcos. Ainda na sua infância foi viver para Lisboa, e integrou os "ONDA CHOC", um grupo infantil, com enorme sucesso nos anos 90, o que lhe permitiu efetuar inúmeros espetáculos ainda muito jovem assim como participações em programas de TV. Em final de 1999, colabora com os "ANJOS" no tema "Nesta Noite Branca", um hit que ainda hoje toca nas rádios e TV. Em 2002 apresenta o seu álbum a solo, como Susana e também com participação de João Portugal. O prazer que sente ao cantar, e como gosta de novas experiências, levou-a mais tarde a integrar o Musical "My Fair Lady" de Filipe La Feria. Após esta experiência e depois de terminar a Universidade, decide viajar para o Canadá e Estados Unidos. Em 2010,  de volta a Portugal, apresenta o tema "Candyland" na compilação “Summer Jam 2010”, voltando a cantar por inúmeros palcos. Em 2013, já no Dubai, é convidada a cantar em alguns eventos, e atualmente prepara novo trabalho de originais.
Susana Guerra diz que “ser Rainha do Carnaval de Buarcos é o concretizar de um sonho na sua terra natal”, pois em criança participou em muitos destes desfiles, ao qual regressa agora como Rainha.

………………………………………….. 

Programa do Carnaval de Figueira da Foz / Buarcos:
-15 de fevereiro, 22h00: Apresentação dos sambas-enredo das Escolas de Samba no Caras Direitas;

-01 e 03 março, 22h00: 2ª edição do Festival X-Carnival 2014 no Pavilhão Multiusos;

- 01 de março, 21h30: Desfile noturno das Escolas de Samba, em Buarcos, junto ao jardim dr. Fernando Traqueia;

-02 de março, domingo, 14h30: 1º Corso de Carnaval, Avenida do Brasil;

-04 de março, 3ª feira, 14h30 2º Corso de Carnaval na Avenida do Brasil.

 ………………………………………….. 

Os Reis do Carnaval vão estar presentes na Apresentação dos Sambas-enredo e nos corsos de Carnaval nos dias 02 e 04 de março. 
João Ataíde, presidente da Câmara acredita que: ”A escolha do Emanuel e da Susana Guerra para Reis do Carnaval 2014 será o ingrediente chave,  contribuindo com o seu entusiasmo contagiante, para a promoção da cidade da Figueira da Foz.”

………………………………………….. 

No dia 15 de fevereiro pelas 22h00 no Caras Direitas tem início o programa com a apresentação dos sambas-enredo das Escolas de Samba, noite que se prolongará com a atuação do Grupo de Pagode.  Preço dos bilhetes é de 2 euros e reverte para as escolas de samba. 
No dia 01 de março, pelas 21h30, as escolas de samba apresentam-se pela 1ª vez no desfile noturno, junto ao jardim dr. Fernando Traqueia, pela seguinte ordem: Unidos do Mato Grosso, A Rainha e Novo Império. As Escolas de Samba serão avaliadas, apenas neste desfile, por um júri convidado para o efeito, que vai ajuizar os itens: comissão de frente e porta bandeira; samba-enredo e bateria; fantasias e harmonia e conjunto. A classificação apenas será comunicada no final do 2ª corso, no dia 04 de março. Preço dos bilhetes a 2 euros, que reverte paras as 3 escolas de samba.
Os corsos de Carnaval desfilam na Avenida do Brasil nos dias 02 e 04 de março a partir das 14h30. Para além das escolas de samba apresentam-se a concurso 7 grupos carnavalescos e respetivos carros alegóricos. Estes grupos serão avaliados pela sua participação nos 2 corsos e a classificação será apresentada no final do 2º desfile. A Junta de Freguesia de Buarcos encerra o corso, sob o tema “A Gaiola Dourada” em conjunto com o carro alegórico dos Reis onde se apresentam Emanuel e Susana Guerra com o tema “Sardinha da Figueira da Foz – A Melhor do Mundo”!