24/04/14

Atividades Culturais respeitantes aos 40 anos do 25 de Abril de 1974

Mostras comemorativas na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz
No âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, encontram-se patentes no átrio da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz as seguintes exposições:
Mostra documental “Canções de Abril":
A Biblioteca Municipal recorda alguns dos autores e canções que ajudaram a construir o espírito de abril e constituem páginas da história contemporânea do nosso país, numa mostra documental – patente até 3 de maio – que assinala os 40 anos do 25 de Abril de 1974.  
Mostra documental dedicada a Cristina Torres:
O Arquivo Histórico Municipal participa nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril de 1974 com uma mostra documental – patente até 7 de maio – dedicada a Cristina Torres (21/03/1891 - 01/04/1975).
Mulher simples e voluntariosa, obreira de uma persistente atividade pedagógica e política, dirigida aos desfavorecidos, ao operariado e às mulheres. Cristina Torres acabou por ser vítima da sua corajosa oposição ao salazarismo e ao Estado Novo,  saudando assim com grande emoção e alegria a chegada do 25 de Abril de 1974, tendo a felicidade de, pela segunda vez na sua vida, festejar nas ruas da Figueira da Foz a mudança de regime político; 64 anos depois de se empenhar no triunfo da República, era a vez de assistir ao início da Democracia, pela qual tanto tinha lutado.
Ofereceu o seu espólio, constituído por correspondência, discursos, panfletos, documentos biográficos, fotografias, etc., à Biblioteca e Museu, e é parte desse espólio, hoje sob a alçada do Arquivo Histórico Municipal, que irá estar patente nesta pequena mostra.
……………………….............................................................................................……
Acontecimentos do 25 de Abril de 1974, na Figueira da Foz, revividos por Jorge Dias
A Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz encontra-se a promover, no âmbito do 40º aniversário do 25 de abril de 1974, um conjunto diversificado de iniciativas culturais.
Hoje, 24 de abril, pelas 11h00, o Centro de Formação da Figueira da Foz da Guarda Nacional Republicana foi palco da atividade “Como foi o 25 de abril de 1974 na Figueira da Foz”, dirigida a crianças do 1º CEB e dinamizada pelo fotógrafo Jorge Dias, Furriel Miliciano a cumprir serviço no Regimento de Artilharia Pesada 3 (RAP3) da Figueira da Foz à data dos acontecimentos do 25 de Abril de 1974
Cerca de 60 alunos da EB1 Rui Martins foram recebidos pelo Tenente Coronel Tavares Belo e pela Chefe de Divisão da Cultura, Dra. Margarida Perrolas. Tavares Belo  manifestou “ ser um prazer receber, neste Centro de Formação, tão ilustres convidados  e contribuir para lhes proporcionar o contacto possível com a história, através de histórias contadas, de viva voz, por alguém que participou nos acontecimentos como o furriel Jorge Dias”.
Durante cerca de uma hora Jorge Dias explicou, com recurso a fotografias captadas por si na noite de 24 e madrugada de 25 de Abril de 1974 no interior do RAP3, como  foi iniciado e levado a cabo o levantamento militar na Figueira da Foz. Teve início cerca das 21h00,  com o encerramento da Porta de Armas, seguiu-se a detenção dos oficiais de serviço e a prisão do Coronel Aires de Figueiredo, pelo Capitão de Artilharia Eduardo Diniz Leitão dos Santos Almeida e Capitão de Artilharia Fausto Almeida Pereira e o arrombamento dos paióis para acesso às munições para carregamento das armas “um homem só levava uma arma “.  
A coluna militar composta por homens da RAP3, dos quartéis de Aveiro e Viseu, num total de cerca de 700 homens, acabaria por sair do quartel, rumo a Lisboa, devidamente municiada com G3 e obuses 10, 5 e 14, já o dia clareava.
Após a conversa com as crianças foi realizada uma visita guiada às instalações do Centro de Formação, onde todos puderam ter contacto com alguns dos espaços onde muitos dos acontecimentos que precederam a partida da coluna militar para Lisboa ocorreram.
No final foram presenteados com uma fotografia de Cristina Torres (ilustre figueirense, corajosa opositora ao salazarismo e ao Estado Novo) e uma agenda trimestral de eventos da autarquia, na qual consta um texto alusivo ao 40º aniversário do 25 de abril, da autoria de Jorge Dias.
(Atividades Culturais respeitantes aos 40 anos do 25 de Abril de 1974 e que chegaram à nossa redação até às 21h00 do dia 24 de abril de 2014)
.......................................................................................................
Respirar Abril - 40 anos:
No dia 25 de Abril o Grupo Caras Direitas, a Associação Viver em Alegria e a Associação FigueiraViva comemoram os 40 anos da Revolução dos Cravos. O programa, que inclui jantar a partir das 20h00 horas, no salão de teatro da coletividade de Buarcos, é composto por momentos de poesia e música evocativa do 25 de Abril. 
===================================================================== 
E para saber de mais iniciativas na Figueira da Foz e por Portugal