02/06/14

Figueira da Foz: Festas da Cidade / São João 2014

As Festas da Cidade decorrem este ano entre 5 de junho e 7 de julho, englobando momentos gastronómicos, religiosos, populares e de muita animação. 
As festividades têm início a 05 de junho com a tradicional Festa da Sardinha do Coliseu realizada em parceria com a Associação Malta do Viso e o Coliseu Figueirense. O menu é simples mas dos mais apreciados: caldo verde, sardinha assada e broa. A Festa decorre até dia 07 de junho, das 19h00 às 23h00. 
Entre os dias 12 de junho a 06 de julho, no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha, estará instalada a Feira de São João com diversos equipamentos de diversão desde os carrosséis, carrinhos de choque, jogos de habilidade e tiro ao alvo, às farturas e artigos regionais. 
O programa continua no dia 23 de junho, com a Noite de São João, o ponto alto da animação das Festas da Cidade, que enche de tradição todos os cantos e recantos da Figueira da Foz. Esta noite começa com o 1º desfile das Marchas Populares, pelas 22h00, na Av. 25 de Abril. 
Ordem do desfile: A abrir, a Imperial Neptuna Académica - Tuna da Cidade da Figueira da Foz; seguidamente a participação especial da convidada Marcha da Barqueira; logo depois as quatro marchas a concurso: Paróquia de Tavarede, Sociedade Filarmónica Paionense, São Pedro - Cova Gala, e Quiaios Clube. O desfile encerra com a também convidada Marcha de Ribeira de Frades. Um total aproximado de 400 participantes. 
Após o desfile das Marchas Populares tem lugar o espetáculo piromusical com a duração de 10 minutos, o qual será lançado da praia do molhe norte. A animação continua pela noite dentro com a ‘Banda Chic’; animação na praia com vários djs convidados e as quentes fogueiras de São João. Já bem perto do nascer do dia, o tradicional Banho Santo. 
No dia 24 de junho pelas 11h30, no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espetáculos, realiza-se a cerimónia de entrega de Distinções Honoríficas. Às 16h00 têm inicio as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa, com sessão de encerramento pela Imperial Neptuna Académica - Tuna da Cidade da Figueira da Foz. 
Pelas 22h00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense onde são apuradas as classificações gerais das Marchas a Concurso. A encerrar o desfile mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz. Bilhetes a 3 euros, entrada gratuita até aos 12 anos. O programa das Festas da Cidade / São João 2014 contempla também uma forte componente gastronómica através da Feira das Freguesias, que reúne os pratos mais típicos de cada uma das 14 freguesias do concelho, e que decorre no pavilhão multiusos instalado no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. Como na edição anterior, o certame divide-se em 2 momentos: 
-26 a 30 de junho estão presentes as freguesias de: Alhadas / Bom Sucesso / Buarcos / Ferreira Nova / Maiorca / Marinha das Ondas / Tavarede; 
-01 e 02 de julho a Feira encerra para mudança de freguesias; 
-03 a 07 de julho estão presentes as freguesias de: Alqueidão / Lavos / Moinhos Gândara / Paião / Quiaios / São Pedro / Vila Verde. 
A animação é oriunda de cada uma das freguesias, desde ranchos a filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos. A Feira das Freguesias estará aberta ao público das 19h00 à 01h00. 
O presidente da Câmara da Figueira da Foz dr. João Ataíde, que apresentou o programa, terminou dizendo que “as Festas da Cidade são um momento alto para o nosso concelho pois, apresentamos aquilo que temos de mais genuíno e de mais tradicional. Com as Festas de S. João inicia-se também uma programação de Verão bastante diversificada. Este ano teremos inúmeros eventos culturais, musicais e desportivos que vão continuar a fazer da Figueira da Foz um destino turístico de referência no nosso país.”