08/07/14

Comércio da Figueira da Foz vai poder abrir 48 horas seguidas este fim de semana e venda ambulante é proibida

As lojas comerciais, restaurantes e bares da Figueira da Foz vão poder estar abertas ao público 48 horas seguidas, de sexta-feira a domingo, durante a realização do "Sunset" promovido pela rádio RFM, informou a autarquia, que decidiu, igualmente, não autorizar, no mesmo período, a venda ambulante na cidade, nomeadamente de comidas e bebidas.
A decisão consta de um edital a divulgar hoje pela Câmara Municipal, que autoriza o comércio local da cidade - supermercados, mercearias, farmácias, restaurantes e bares, entre outros estabelecimentos - a funcionar em regime "non stop", se assim o desejarem, entre sexta-feira e as 08:00 de domingo, disse à agência Lusa fonte do gabinete da presidência da autarquia.
 "Queremos que todos estejam preparados para as solicitações, no espírito de colaboração que foi pedido ao comércio local", adiantou a mesma fonte. 
Com esta decisão, a autarquia da Figueira da Foz pretende criar condições para que os estabelecimentos comerciais estejam preparados para receber as cerca de 60 mil pessoas esperadas na 3.ª edição do RFM SOMNII, obstando, deste modo, a que se repita o sucedido em 2013, quando 25 mil espetadores num único dia de evento - este ano são dois, sexta-feira e sábado - esgotaram géneros alimentares em vários restaurantes e esvaziaram prateleiras de supermercados. 
 Para além de possibilitar a abertura de estabelecimentos comerciais ao longo de 48 horas, a Câmara Municipal decidiu, igualmente, não autorizar, no mesmo período, a venda ambulante na cidade, nomeadamente de comidas e bebidas. 
"É uma decisão inédita e sem precedentes, que muito nos agrada. Apelo a que os nossos associados correspondam e estejam devidamente preparados para receber quem nos visita", afirmou, por seu turno, João Damasceno, presidente da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF). O responsável da ACIFF saudou, igualmente, a decisão de não licenciar a venda ambulante durante os dois dias de realização do "Sunset", argumentando que "ajuda a potenciar ainda mais" o comércio local da cidade. 
O edital surge na sequência de reuniões entre a autarquia e representantes da hotelaria, restauração e bares da cidade. Em declarações anteriores à Lusa, o presidente da Câmara apelou ao "bom senso" dos agentes económicos, no sentido de não subirem preços e assim evitarem "uma forte especulação em torno do evento". 
A recomendação não foi, no entanto, seguida pela maioria das cerca de 40 unidades hoteleiras e alojamentos locais da cidade, cujos preços chegam a duplicar na sexta-feira e sábado, comparativamente aos fins de semana anterior e posterior, embora a lotação esteja praticamente esgotada naquelas datas. 
A 3.ª edição do RFM SOMNII - O Maior "Sunset" de Sempre, pretende ser a maior festa de praia da Europa em dois dias de música na praia da Figueira da Foz, o mais extenso areal urbano do continente europeu. 
 O cartaz integra nove artistas, incluindo nomes maiores do panorama mundial da música eletrónica de dança e outros géneros musicais, como Alesso, DVBBS, Cédric Gervais, W&W ou o português Pete Tha Zouk, entre outros, que serão responsáveis por nove horas diárias de entretenimento, entre as 15h00 e as 04h00. 
 (Fonte: RTP Noticias, 08.jul.014, 10h34)