24/03/15

Programação dos show-cooking / Aquisição de equipamento / Acesso wi-fi

As ações no âmbito dos show-cooking  que irão decorrer num espaço do mercado eng. Silva equipado para o efeito pretendem, além de divulgar a confeção de pratos de peixe da nossa costa, valorizar a confeção de pratos de peixe económicos e rápidos. Serão apresentadas as receitas e Informação nutricional sobre os referidos pratos e efetuada a divulgação de ementas saudáveis e nutricionalmente equilibradas preparadas com produtos locais. Complementando as referidas ações, a FORMAR dará formação, acerca das características organolépticas do pescado, da sua evisceração e preparação para ser confecionado.

Cronograma das ações de showcooking programadas, e outros eventos agendados até novembro:

MARÇO: 
17 de março: Já decorreu nesta data a primeira ação “Da loja ao lixo é apenas um passo”, uma sensibilização ambiental, parceria do município com a SUMA. Público Alvo – 1.º Ciclo Ensino Básico (3.º e 4.º anos) e Comunidade em geral;
ABRIL:
07 de abril: Comemorações do Dia Mundial da Saúde, ação de sensibilização para o consumo de pescado, parceria do município  com  Associação  Portuguesa  de  Nutricionistas  e  ACES  BM    UCC  Farol  do  Mondego  /  URAP (nutrição). Público Alvo – Comunidade em geral e concessionários do Mercado Municipal;
11 de abril: Showcooking. Alunos da Escola Profissional da Figueira da Foz, Chefe Luís Lavrador, degustação de cavala. Público Alvo – Comunidade em geral;
24 de abril: Showcooking. Alunos da Escola Profissional da Figueira da Foz, Chefe João Mesquita, degustação de robalo. Público Alvo – Comunidade em geral.
MAIO:
Comemorações do Mês do Coração, 3ªs e 5ªs feiras do mês, incentivar a prática de atividade física, adoção de hábitos alimentares saudáveis, informar acerca da relação entre os hábitos alimentares equilibrados e a saúde cardiovascular. Promover o consumo de peixe gordo, rico em ácidos gordos ómega-3, protetor em relação às doenças cardiovasculares. Parceria do Município com Programa Municipais FCS e Qualidade de Vida, ACES BM – UCC Farol do Mondego/ URAP (nutrição). Público Alvo – Comunidade em geral;
01 de maio: Showcooking, Associação Figueira Sabor a Mar, divulgação do evento “Peixes Tradicionais" no âmbito do Festival Gastronómico. Público Alvo – Comunidade em geral.
29 de maio: Showcooking. Alunos da Escola Profissional da Figueira da Foz, Chefe João Mesquita, degustação de sardinha. Público Alvo – Comunidade em geral;
29 de maio: “Lixo  espalhado,  prato  envenenado”,  ação de sensibilização ambiental, parceria do Município com a SUMA. Público Alvo – 1.º Ciclo Ensino Básico (1.º e 2.º anos) e Comunidade em geral.
JUNHO:
Comemorações do Aniversário do aniversário do Mercado Municipal Engenheiro Silva: programa  a divulgar em breve. Público Alvo – Comunidade em geral; 
19 de junho: Showcooking, Associação Figueira Sabor a Mar, divulgação de Evento “Sardinha e Cavala" no âmbito do Festival Gastronómico. Público Alvo – Comunidade em geral.
24 de julho: Showcooking. Associação Figueira Sabor a Mar, divulgação do evento “Marisco e Raia" no âmbito do Festival Gastronómico. Público Alvo – Comunidade em geral.
SETEMBRO
04 de setembro: Showcooking, Associação Figueira Sabor a Mar, divulgação do evento “Caldeiradas" no âmbito do Festival Gastronómico. Publico Alvo – Comunidade em geral;
29 de setembro: Comemorações do Dia Mundial do Coração, ação de sensibilização para a prática de atividade física e sensibilização para a adoção de estilos de vida saudáveis pela população sénior, em parceria com o Município, com o Programa Municipal FCS, ACES BM – UCC Farol do Mondego / URAP (nutrição) e Fundação Portuguesa de Cardiologia. Público Alvo – Comunidade em geral e população sénior.
OUTUBRO:
16 de outubro: Comemorações do Dia Mundial da Alimentação, ação de sensibilização para incentivar a confeção da quantidade correta de alimentos necessários por refeição, parceria do Município com Programa Municipal, FCS, ACES BM – UCC Farol do Mondego / URAP (nutrição) e Agrupamento das Escolas. Público Alvo – Crianças e jovens e comunidade em geral.
NOVEMBRO:
13 de novembro: Showcooking. Associação Figueira Sabor a Mar, divulgação do evento “Bacalhau e Derivados" no âmbito do Festival Gastronómico. Público Alvo – Comunidade em geral;
14 de novembro:
Comemorações do Dia Mundial dos Diabetes. Ação de sensibilização para a doença, divulgação de ferramentas para a prevenção da Diabetes, divulgando o tema Vida Saudável e Diabetes, escolhido pela Federação Internacional de Diabetes – IDF para o biénio 2014-2016, parceria do Município com Programa Municipal FCS, ACES BM – UCC Farol do Mondego, Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE – Consulta de Diabetes. Público Alvo – Comunidade em geral e doentes e suas famílias.

…………………………………………………………

No âmbito da aprovação de uma candidatura ao PROMAR, foi proposto a aquisição do seguinte equipamento:
-Aquisição de mobiliário e equipamento para montagem de cozinha para ações de show cooking, equipamento que já se encontra no Mercado;
-Aquisição de 30 carros de compras c/ porta bebés, e respetivo moedeiro, para utilização dos frequentadores do mercado, que estarão disponíveis durante o mês de abril;
-Aquisição de 40 caixas estanques para serem utilizadas por baixo das caixas da lota que são empilhadas e colocadas sobre os carros de transporte e que circulam no interior do mercado com o intuito de diminuir a sujidade provocada pelas escorrências do pescado, a serem distribuídas e utilizadas pelos concessionários das bancas de peixe;
-Aquisição de equipamento áudio-visual dotando o espaço com condições ideias para que possam ser efetuados eventos e ações de qualidade, implementando a vertente cultural que a curto prazo será colocado;
-Para além do âmbito da referida candidatura, foram iniciados procedimentos de aquisição de outros equipamentos com o objetivo de melhorar a utilização do espaço do mercado municipal;

……………………………………………………………

-Já criado o acesso a rede WI-FI criando o hábito de frequência deste espaço privilegiado da cidade, apostando na criação de um novo polo de interesse para a faixa etária mais jovem, estando a curto prazo prevista a disponibilização de espaços de convívio e de estudo no interior do mercado; 
-Aquisição de 6 carros de transporte em Inox a disponibilizar aos concessionários das bancas de peixe, para efetuarem o transporte do exterior para o interior do mercado, substituindo os carros hoje utilizados que se encontram em muito mau estado, visto ser da responsabilidade dos concessionários os carros em Inox que efetuam o transporte exclusivamente no interior, entre as bancas e as câmaras frigorificas, prevendo que estarão disponíveis até ao final do mês de abril.