22/05/15

Rotary Club Figueira da Foz - História

Maurício Águas Pinto foi o impulsionador do movimento rotário na Figueira da Foz. Em 1936 iniciou a coligir literatura própria que divulgou entre amigos e conhecidos, potenciais rotários.
Na primeira Reunião Magna dos Clubes Rotários Portugueses (Curia, 27.06.1936) estiveram presentes dois elementos da Comissão Instaladora deste clube em germinação, os figueirenses Mário dos Santos Alves e o próprio Maurício Pinto. Não obstante inaugurado a 09 de Março de 1936, conjunturas várias retardaram o começo efetivo do serviço a que se propuseram os fundadores. 
Será a 08 de Março de 1938 que o clube se constitui oficialmente com a sua admissão em Rotary Internacional, outorgada pela Carta Constitucional n.º 4.619. Forma-se assim, nesta data, na Figueira da Foz, o quinto clube rotário do País (depois de Lisboa, Porto, Funchal e Viseu) e o primeiro fora de capital de distrito ou de província. Contava então com 18 sócios. No início dos anos 50 foi grande impulsionador da criação da Fundação Rotária Portuguesa que, constituída em 1959, integrou no seu primeiro Conselho de Administração, Rodrigo Santiago, membro deste clube. 
O RCFF é clube afilhado do Rotary Club do Porto e padrinho dos clubes rotários de Coimbra, Leiria e de Montemor-o-Velho que ajudou a fundar. 
Inscrito como Associação por escritura de 07 de Maio de 1985. Possui a Medalha de Ouro da Cidade atribuída pelo Município da Figueira da Foz e várias distinções de Rotary Internacional, de Rotary Foundation e da Fundação Rotária Portuguesa. É subscritor de Mérito por serviços extraordinários prestados na Campanha Polio-Plus. 
(Da página do Facebook do RCFF)