03/06/15

= Comunicados relativos ao cancelamento da Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense enviados pela Associação Malta do Viso e pela Administração da Companhia do Coliseu Figueirense

Comunicado nº 1 da Associação Malta do Viso (30 de maio de 2015):
Nota de Imprensa recebida hoje via email às 19h00 pela direção da Associação Recreativa da Malta do Viso, e assinada pelo seu presidente Carlos Batista: 
“A Direção da Associação Recreativa Malta do Viso responsável pela 29ª festa da sardinha conjuntamente com o Coliseu Figueirense, reunida na sua sede no dia 29 de maio de 2015, pelas 08h30, após análise bastante ponderada sobre divergências e incompatibilidades de última hora que surgiram provocadas pelo presidente da administração do Coliseu Figueirense Miguel Amaral, concluiu-se que houve uma grave quebra de confiança entre as duas instituições. 
Assim, a direção responsavelmente decidiu: 
-Não haver condições este ano para realizar a Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense aprazada para os próximos dias 4, 5 e 6 de junho, lamentando sinceramente ter que interromper/acabar com uma tradição de 29 anos. 
Pelo facto, pedimos as nossas humildes e respeitosas DESCULPAS á população, colaboradores, patrocinadores e aqueles cerca de 100 mulheres e homens que voluntariamente vinham a trabalhar alegremente para servir da melhor forma e desinteressadamente as pessoas que nos visitavam. 
A direção da Malta do Viso pondera ainda a possibilidade de poder vir a organizar no futuro a festa da sardinha noutro local.”
========================================================================
=Coliseu Figueirense reage ao comunicado da Associação Malta do Viso que decidiu cancelar a 29º Festa da Sardinha (2 de junho de 2015):
Assinado pela Administração do Coliseu Figueirense e com pedido de divulgação: 
“Foi com grande surpresa que a Administração da Companhia do Coliseu Figueirense S.A. tomou conhecimento da decisão da Associação Malta do Viso em cancelar a 29º da Festa da Sardinha, a quatro dias do seu início, através de informação por esta oportunamente dirigida à comunicação social. 
No dito comunicado nada é referido, em concreto, quanto à existência de qualquer situação de mau relacionamento entre essas duas entidades suscetível de inviabilizar a realização da Festa da Sardinha. 
Importa ressalvar, pelo contrário, que é exatamente devido ao bom relacionamento que sempre foi mantido, ao longo de muitos anos, entre Administração da Companhia do Coliseu Figueirense, S.A. e a Associação Malta do Viso, que tem sido possível assegurar a continuidade da realização desse grande evento figueirense, não obstante o facto de surgirem, de quando em quando, algumas tentativas vindas do exterior procurando quebrar essa tradição. 
A Administração da Companhia do Coliseu Figueirense. S.A., a exemplo daquilo que vem sucedendo nos anos anteriores, e uma vez mais, disponibilizou gratuitamente as instalações do Coliseu para a realização da Festa da Sardinha, ao mesmo tempo que faculta, desde há muito, sem qualquer tipo de contrapartida, aquele espaço, para a sede da Associação Malta do Viso, que o utiliza para os seus momentos de confraternização e convívio com os seus associados sem qualquer tipo de limitação de nenhuma ordem. 
Ainda que se respeite a decisão agora tomada pela Associação Malta do Viso, não pode a Administração da Companhia do Coliseu Figueirense, S.A, de modo nenhum, deixar de profundamente a lamentar, face ao grave prejuízo que tal medida provoca na cidade e na região, mantendo, contudo, a expectativa e a plena disponibilidade para que o evento possa ser retomado com a maior brevidade possível e realizado, como sempre, no seu espaço de eleição, o Coliseu da Figueira da Foz.” 
Pela Administração da CCF: António Miguel G. Mendes do Amaral, Fernando Jorge Nogueira e Silva, António Jorge Rocha Lé.
========================================================================
Com intenção de repor toda a verdade sobre a anulação da 29ª Festa da Sardinha 2015 a direção da Associação Recreativa Malta do Viso vai por este meio enviar-vos o comunicado nª 2 e os anexos 1 e 2 como prova de toda a verdade. 
Pela direção da Associação Recreativa Malta do Viso, Carlos Batista, Comunicado nº 2 (3 de junho de 2015): 
"Sem querer alimentar polémicas, mas face ao comunicado da Administração do Coliseu Figueirense tornado público no passado dia 2, a Direção da Associação Recreativa Malta do Viso é obrigada vir a público repor toda a verdade. 
1.- A Malta do Viso, a pedido expresso da Administração do Coliseu Figueirense, na pessoa do seu Presidente Miguel Amaral tem vindo a colaborar nos últimos 12 anos na organização e montagem da festa da sardinha, preservando assim uma tradição popular que tem tido uma enorme adesão. 
Esta colaboração foi baseada na excelente relação desde sempre existente entre a administração do Coliseu Figueirense e a Malta do Viso tendo aquele cedido um espaço no interior do coliseu para a sede da Associação recentemente criada e permitindo que todos os anos se processe o nosso convívio no Coliseu Figueirense. Ao longo destes 12 anos cerca de 100 pessoas trabalharam gratuitamente durante as três noites da festa, para além da montagem e desmontagem de todo o equipamento necessário . 
Foi com enorme surpresa e desagrado que nos vimos confrontados no dia 24 de Maio último através de um telefonema do Administrador Miguel Amaral, com ameaças de que em qualquer altura “se lhe saltasse a tampa”, que nos punha a todos na rua, sem razão justificada para o fazer. 
Não satisfeito, somos ainda confrontados no passado dia 28 com um e-mail (anexo 1) enviado para esta Associação, em que eram postos em questão e mesmo alterados alguns procedimentos sempre aceites no passado. 
Aliás a comunicação por e-mail e não através de uma conversa amigável como sempre aconteceu indicia uma quebra de confiança e uma desconsideração que não pode ser aceite pela Malta do Viso.
2.- Não é verdade como se prova por documento (anexo 2) que o Sr. Administrador Miguel Amaral teve conhecimento pela comunicação social da decisão da Direção da Malta do Viso de anular a 29ª Festa da Sardinha, porque foi enviado para três endereços diferentes de correio eletrónico do Sr. Administrador um e-mail informando da decisão por nós tomada, pelas 10 horas e 42 minutos do dia 29-05-2015 e a comunicação social só publicou a nossa decisão no dia 01-06-2015. 
3.- Quanto á disponibilidade gratuita do Coliseu para a realização do evento era só o que faltava sendo a Companhia do Coliseu Figueirense coorganizadora, considerar que a Malta do Viso tivesse que pagar o aluguer do espaço. 
É com profundo pesar que emitimos este comunicado pedindo mais uma vez desculpas á Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, aos patrocinadores e a todo o público que sempre nos acarinhou e incentivou, mas mantemos princípios de solidariedade, amizade, confiança e verticalidade que não admitimos serem postos em causa. 
Figueira da Foz, 03 de Junho de 2015 - A Direção da Associação Recreativa Malta do Viso"
 …………………………………………….. 
(Anexo 1 – Email enviado pela Administração da Companhia do Coliseu Figueirense ACCF) à Associação Recreativa Malta do Viso (ARMV) em 28 de maio): 
"Exmos. Senhores: Dada a afinidade que sempre existiu entre a Malta do Viso e o Coliseu Figueirense, relação essa que perdura hà mais de uma década, e que se tem traduzido numa cada vez maior interligação entre estas duas entidades, decidiu a Administração na pessoa do seu Presidente Miguel Amaral, num celebre convívio do 15 de Agosto, reforçar esta ligação, permitindo que (salvo indisponibilidade em contrário) este dia festivo fosse sempre comemorado nas instalações da Praça, bem como a cedência a titulo meramente precário e por mera tolerância de umas instalações para que a Malta do Viso pudesse confraternizar ao longo de todo o ano. 
Nunca até à data foi estabelecida qualquer regra de compromisso entre a Associação Malta do Viso, e a Companhia do Coliseu Figueirense, crendo nós que chegado o momento de o fazer, pois têm sido vários os acionistas que questionam de que forma vem sendo o Coliseu Figueirense utilizado pela Malta do Viso. 
Assim, dentro do espírito de boa convivência e de colaboração determina-se o seguinte: 
a) Doravante impõe-se que a Associação Malta do Viso deverá manter o espaço onde se encontra nas devidas condições, zelando pela sua apresentação e limpeza. 
b) A Associação Malta do Viso não poderá ocupar o recinto do corredor principal com mesas, cadeiras, e caso seja servida alguma refeição, a mesma deverá ter lugar no interior do espaço que lhes está afecto. 
c) A Associação Malta do Viso, aquando da preparação da Festa da Sardinha, poderá servir-se de algum material pertença da CCF (madeiras, estruturas metálicas, etc) sempre com o conhecimento e consentimento da Administração. 
d) Quanto ao restante material, (berbequins, rebarbadoras, serras eléctricas, etc), é reservado exclusivamente para utilização da CCF. 
e) Outros assuntos serão tratados pessoalmente. Pela Administração da CCF, Miguel Amaral"
 ………………………………………………… 
(Anexo 2 - A Associação Recreativa Malta do Viso diz que avisou a Administração da Companhia do Coliseu Figueirense, sensivelmente três dias antes de ser publicado na Comunicação Social, da decisão de anular a 29ª Festa da Sardinha, enviando para três endereços diferentes de correio eletrónico do Sr. Administrador a tomada dessa decisão, não sendo assim verdade que o visado só tenha tomado conhecimento do facto através dos órgãos informativos): 
"A direcção da Associação Recreativa Malta do Viso, em reunião efectuada hoje 29-05-2015 pelas 08h30, ao ter conhecimento do e-mail enviado em 28-05-2015 pelo presidente da Administração do Coliseu Figueirense a esta Associação, decidiu retirar-se da organização da 29ª Festa da Sardinha. Esta tomada de posição vai ser da a conhecer á Câmara Municipal da Figueira da Foz com a qual temos um protocolo para o efeito. Pela Direcção, Carlos Batista" 

===============================================================
Enviado pela “A Malta do Viso” em 22 de junho de 2015, um comunicado dá conta da reunião dos “Construtores voluntários da Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense” num restaurante da Figueira da Foz para “manter a tradição”, mas também “com tristeza por o Coliseu nos ter retirado as condições objetivas para realizarmos este ano, a mais antiga Festa da Sardinha do País e o maior e participado evento gastronómico, cultural e recreativo, organizado por populares na Figueira da Foz”.
Como forma de demonstrar o descontentamento todos os presentes estiveram vestidos com t-shirts pretas representando um luto simbólico.