04/06/15

Figueira da Foz = As Festas da Cidade / São João 2015 recebem José Cid e mudam de sítio!

A Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou hoje o programa das Festas da Cidade / São João 2015 da Figueira da Foz, que decorre de 19 de junho a 06 de julho, em vários locais da cidade. 
Entre os dias 19 a 29 de junho, no parque de estacionamento da Av. de Espanha, estará instalada a Feira de São João com diversos equipamentos de diversão: carrosséis, carrinhos de choque, jogos de habilidade e tiro ao alvo, farturas e artigos regionais.  
………………………………………………………… 
A maior “lenda viva” portuguesa regressa à Figueira da Foz. José CID e a sua Big Band apresentam-se no dia 20 de junho, pelas 22h00, na Praça do Forte. O músico tem previsto, até meados de setembro, 25 espetáculos de apresentação do seu mais recente CD, "Menino prodígio". José Cid, define o seu novo álbum, editado em abril, como "roqueiro, de combate e interventivo", tendo recuperado alguns temas seus compostos em 1971. Esta será com toda a certeza mais uma noite memorável na Figueira da Foz. O concerto é de entrada livre.
………………………………………………………… 
Dia 23 de junho, a tradicional e bem animada Noite de São João, cujo programa terá início pelas 22h00 com o 1º desfile das Marchas Populares, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna Académica, seguida da participação especial da Marcha convidada de Oliveira do Hospital. 
Seguem-se, a concurso, 7 Marchas: Marcha da Paróquia de Tavarede, Rancho Folclórico e Etnográfico de Lavos, Grupo Recreativo Vilaverdense, Grupo Instrução e Sport de Buarcos, Sport Clube de Lavos, Sociedade Filarmónica Paionense e Quiaios Clube. Encerram o desfile as Marchas convidadas de Meãs do Campo (Montemor-o-Velho) e de Vila Nova de Anços (Soure). Num total aproximado de 750 participantes. 
Nesta edição das Marchas Populares foram feitas algumas alterações ao percurso. O desfile conta com 3 pontos de atuação: no início - em frente à Piscina Mar, a meio - em frente ao Pavilhão Multiusos e no final na Praça do Forte. 
Após o desfile das Marchas Populares terá lugar o espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos, a partir do Molhe Interior Sul. 
A animação continua pela noite dentro com os Arraiais Populares. Na Figueira da Foz: Rua de São Lourenço com a Banda Chic; e na Praceta Ledesma Criado com o Grupo HP. Em Buarcos: na Rua dos Pescadores com o Duo S. Pedro; e na Rua Dr. Manuel de Arriaga com o Duo Lucy Lima. 
A animação na praia vai, nesta edição, estar concentrada na Praia do Forte, com vários Djs convidados e as quentes fogueiras de São João. Também aqui se vai realizar o típico Banho Santo. 
………………………………………………………… 
No dia 24 de Junho realiza-se a cerimónia de entrega de Distinções Honoríficas, pelas 11h30 horas no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE). Vão ser distinguidas 98 entidades repartidas entre funcionários do Município, entidades e personalidades figueirenses, PMEs Líder e PMEs Excelência 2014. 
Pelas 16h00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa, com sessão de encerramento pela Imperial Neptuna Académica - Tuna da Cidade da Figueira da Foz. 
Pelas 22h00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense onde serão apuradas as classificações gerais das Marchas a Concurso. A encerrar o desfile acontecerá mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz e com a Marcha Convidada de Alcântara – Sociedade Filarmónica Alunos Esperança. O preço do bilhete é de 3 euros, com entrada gratuita até aos 12 anos e para os portadores do cartão Figueira Sénior com vinheta atualizada. 
…………………………………………………………
O programa das Festas da Cidade / São João 2015 contempla também a componente gastronómica, a Feira das Freguesias, que reúne os pratos mais típicos das 14 freguesias do nosso concelho, no pavilhão multiusos instalado no parque de estacionamento da Av. de Espanha. A animação é oriunda de cada uma das freguesias, desde ranchos, a filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos. A Feira das Freguesias estará aberta ao público das 19900 à 01h00. Como na edição anterior, o certame divide-se em 2 momentos: 
De 25 a 29 de junho estão presentes as freguesias de: Alqueidão / Lavos / Moinhos Gândara / Paião / Quiaios / São Pedro / Vila Verde. 
30, 31 de junho e 1 de julho a Feira encerra para mudança de freguesias. 
De 02 a 06 de julho estão presentes as freguesias de: Alhadas / Bom Sucesso / Buarcos / Ferreira Nova / Maiorca / Marinha das Ondas / Tavarede. 
…………………………………………………………
Dia 27 de junho, pelas 22h00, há “Música & Muralhas” em Buarcos com os fadistas Sara Travassos e Cláudio Dias. Esta noite de fados é promovida pela Autarquia em parceria com a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.
…………………………………………………………
Domingo 28 de junho, pelas 11h00, em frente à Praça Europa e Doca de Recreio, o Agrupamento 235 Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz realiza a “1ª Regata + louca do Mondego”, uma regata de embarcações artesanais, elaboradas pelos próprios participantes e aberta a toda a comunidade, tendo como principais metas proporcionar, à população em geral, o contacto com atividades de natureza náutica, num ambiente descontraído, divertido e seguro; e incentivar a comunidade local a participar numa atividade inovadora e desafiante.
Enfim, promover o papel social e educativo dos Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz, e proporcionar um convívio são e fraterno entre participantes, familiares e amigos; e envolver os pais dos escuteiros e a comunidade nas atividades do agrupamento. 
…………………………………………………………
O programa das Festas da Cidade / São João 2015 contempla ainda, no dia 05 de julho pelas 16h00, um fantástico “Desfile e Parada de Fanfarras de Bombeiros” oriundas de diversos municípios. O desfile começará na Esplanada Silva Guimarães e terminará na Praça do Forte.
» » » » » » » » » » » » » » » » » » » » » » »