15/11/16

Natal e Passagem de Ano 2016 / 2017 na Figueira da Foz – De 03 de dezembro de 2016 a 05 de janeiro de 2017 – Muita diversidade e animação – Toda a programação aqui!

Iluminação de Natal - Estará ligada de 02 de dezembro a 06 de janeiro nos seguintes locais: Rotunda da A14 (Pórtico), Rotunda dos Bombeiros Voluntários, Rua da República, Rua 5 Outubro, Rua Bernardo Lopes, Rua Cândido do Reis, Avenida 25 de Abril, Praça do Forte, Forte de Santa Catarina, Muralhas de Buarcos, Praça Ledesma Criado, Praça Luís Albuquerque, Rua da Liberdade e Jardim Municipal. 
…………………………… 
Concertos de Natal 
04 de dezembro, 15h30 = Coral David de Sousa / Igreja Paroquial de Nossa Sra. das Ondas, Marinha das Ondas; 
09 de dezembro, 21h30 = Coral David de Sousa / Igreja Paroquial de Sta. Eulália, Ferreira a Nova; 
11 de dezembro, 15h30 = Coro Canticus Camarae / Igreja Paroquial de S. Pedro / Alhadas.
…………………………… 
Jardim do Natal – 2ª edição de 03 a 24 de dezembro / 10h00 às 18h00 - Jardim Municipal A Praça de Natal, surgida em 2014 na Praça 8 de Maio, deu lugar, em 2015, ao Jardim do Natal, um projeto que mereceu a forte adesão de toda a comunidade levando a que este ano, na sua segunda edição, o Município da Figueira da Foz e as entidades envolvidas no programa tenham assumido conjuntamente o desafio de elevar o patamar de qualidade e atratibilidade do evento. 
A iluminação decorativa será reforçada no espaço e a animação itinerante (pela Charanga do Paião, Viva Voz da Sociedade Filarmónica Paionense, e pela Street Band Dixie da SIRL) vai levar a festa pelas ruas, cuja sonorização está a cargo da ACIFF. Pelo Jardim Municipal vão andar, para alegria dos mais pequenos, muitas personagens do imaginário infantil. 
Mas o clima de festa arranca a 28 de novembro com a campanha “Sorteio de Natal” organizada pela ACIFF, a promover a compra dos presentes de Natal no comércio tradicional até 24 de dezembro. Em causa estão prémios no valor global de 1.750€, a sortear a 6 de janeiro de 2017. 
No dia 03 de dezembro, às 17h00, a abertura do espaço vai ser marcada pela chegada do Pai Natal, devidamente escoltado e carregado de presentinhos para os mais pequenos! A Parada de Natal inicia-se no largo da Estação da CP e vai seguir o seu percurso com crianças e adultos, passando pela Rua da República e Rua 5 de Outubro até ao Jardim Municipal. 
O Jardim do Natal da Figueira da Foz vai, este ano, crescer em brilho, número de atividades e atrações, com o destaque a recair sobre a Pista de Gelo Ecológica, que promete fazer a delícia de miúdos e graúdos e que será, ainda, palco de um espetáculo imperdível, pela associação Rolar Matosinhos, no dia 4 de dezembro, pelas 15h00. 
Paralelamente e para levar o espírito de Natal até aos lares figueirenses, o Gabinete Técnico Florestal disponibiliza, a partir de dia 3 de dezembro, pinheiros de desbaste, prontos a transformarem-se nas mais bonitas Árvores de Natal. 
A 2ª edição do Jardim do Natal vai ainda ser palco de diversas atuações de dança, música e contos encenados, tendo como cenário as diversas casinhas que abrem as portas de um mundo de doçura, ternura e magia, e onde não faltarão: a Casinha do Pai Natal, a Casinha dos Artistas, a Casinha das Artes, a Casinha dos Abraços, a Casinha das Travessuras pela KidArte, a Casinha da Pinga, a Casinha dos Sabores, a Casinha Associativa e a Casinha da Nossa Terra. 
A Casinha dos Abraços é um espaço que vai dedicar-se a ações de solidariedade. Até ao dia 20 de dezembro vai angariar brinquedos que vão ser oferecidos às crianças das instituições locais. Haverá ainda angariação de comida e cobertores para animais, bens que serão entregues a instituições de apoio aos animais sem dono. Quanto maior a participação do público, maior o nosso contributo para um Natal mais solidário. 
Natal sem Presépio não é Natal e com a colaboração dos Bombeiros Municipais o jardim vai acolher esta instalação animada que, no ano passado, atraiu milhares de pessoas dando um significado especial à ancestral tradição do Presépio. 
A Pista de Gelo Ecológica, insufláveis, passeios de pónei; animais da quinta, espaços dedicados às artes para crianças com ateliers de pintura e outras manifestações artísticas dinamizados pela Associação dos Artistas pela Arte “Magenta”, castanhas, animação musical e teatro dinamizados por diversas coletividades do concelho, e Contos de Natal encenados e teatralizados (por Ricardo Kalash e pelo grupo Sim Porque Sim ), são algumas das iniciativas que integram o programa do Jardim do Natal. Natal é ainda sinónimo de Bolo-Rei e neste espaço vai ser eleito “O Melhor Bolo-Rei da Figueira da Foz”, uma iniciativa organizada pela ACIFF e que terá lugar no dia 11 de dezembro pelas 1530! 
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)
…………………………… 
Passagem de Ano 2016 / 2017 - 30, 31 de dezembro e 01 janeiro 
A festa começa logo no dia 30 de dezembro com o concerto dos incomparáveis ‘The Gift’ que celebram com figueirenses e visitantes o fim da sua tournée. Às 22h30 na Praça do Forte num concerto que promete ser inesquecível. 
A mega noite de 31 de dezembro arranca às 23h00 com a energia inesgotável do nosso ‘media partner MegaHits’, uma emissora nacional do Grupo Renascença dirigida às faixas etárias mais jovens. 
O primeiro a subir ao palco é o rapper português Dillaz, uma das vozes da nova geração, que tem em «Reflexo» o seu maior sucesso. 
À meia-noite o céu vai iluminar-se e a cidade vai cobrir-se de luz, com o sempre aguardado espetáculo piromusical. 
O Ano Novo será recebido em festa, com os brindes e as 12 passas a simbolizarem os 12 maiores sonhos para 2017. 
Às 00h30 sobe ao palco um artista a que ninguém vai conseguir ‘dizer que não’: Dengaz. 
E pelas 02h00 sobe ao palco o DJ Nelson Cunha, preparado para levar ao rubro o público que quer aproveitar a música, a energia e a animação próprias desta noite. O também diretor de Programação da Mega Hits promete sets enérgicos e uma forte interação com o público, que espera ver a saltar, cantar e dançar madrugada dentro. 
São muitas, boas e variadas as razões para escolher a Figueira da Foz para brindar a 2017. 
…………………………… 
Rally Fim d’ Ano – CAAFF - 30 de dezembro a 01 janeiro 
O Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF), em parceria com o Clube Automóvel do Centro (CAC) e a Câmara Municipal, vão organizar mais uma edição do Rally Fim d’ Ano Figueira da Foz 2016 / 2017 
Realizado a partir de 1954, o Rally Fim d’ Ano tornou-se ao longo dos anos um evento muito acarinhado pelos figueirenses e pelos inúmeros visitantes que afluem à cidade nesta época festiva. 
A edição de 2016 / 2017 pretende trazer de volta a magnitude e elegância dos anos 60/70, recriando as jornadas automobilísticas da época, com partidas em locais distintos, designadamente de Santa Maria da Feira, Aveiro, Caldas da Rainha, Santarém, Coimbra e a terminar na Figueira da Foz. 
As inscrições já se encontram abertas e encerram no dia 10 de dezembro. 
O programa do evento será apresentado pela Organização no próximo dia 20 de novembro podendo consultar todas as informações no Facebook AQUI.
E ver programa AQUI
…………………………… 
3ª São Silvestre Figueira da Foz - 10 dezembro / 18h00 
Numa organização da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e da Atletas.net, em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, realiza-se no dia 10 de dezembro a 3ª edição da “São Silvestre Figueira da Foz”, com 10 km de percurso, partidas e chegadas junto à Rotunda do Pescador, em Buarcos. 
O programa do evento será brevemente apresentado pelos promotores. As inscrições já se encontram abertas. Mais informações AQUI.
…………………………… 
05 de janeiro de 2017
Tradicionais cortejos dos Reis Magos pela Sociedade Filarmónica 10 de Agosto e a Sociedade Filarmónica Figueirense.