30/03/17

Jardim da Páscoa 2017 de 01 a 16 de abril

A Primavera já chegou e com ela a 2ª edição do Jardim da Páscoa, este ano ainda mais recheada de propostas pensadas para as famílias e, sobretudo, para os mais novos. 

Com o lema «Figueira Famílias Felizes», o Jardim da Páscoa abre as “portas” às 15h00 de 1 de abril, sábado, com a chegada do Coelhinho da Páscoa ao Jardim Municipal. O simpático personagem não vem sozinho: com ele estarão todas as crianças que o desejarem e muitas criaturas mágicas, numa parada ecológica que dará ainda a conhecer muitos dos heróis que diariamente cuidam do Ambiente, com o desfile de diversas viaturas (CMFF, SUMA, ERSUC, Águas da Figueira, Gabinete Técnico Florestal e Bombeiros). Parada sem música não seria animada e esta vai contar com a boa-disposição dos Dixies, da SIRL. A festa continua às 16h00, com o espetáculo «O Planeta Limpo» de Filipe Pinto, vencedor do programa televisivo Ídolos. Este espetáculo didático, mostra aos mais pequenos os recantos e encantos da floresta e os seus simpáticos habitantes, dá a conhecer as mais diversas criaturas da natureza, e tem um forte enfoque no impacto negativo das más ações humanas na existência e na sobrevivência de todos os seres vivos. Embora seja dirigido ao público mais jovem é um espetáculo para toda a família.

Durante o primeiro dia do Jardim da Páscoa a SUMA apresenta o seu ECO KIOSCO Júnior onde podem ser vistos videoclips musicais, participar em ateliers criativos, vídeos informativos e de animação, e desafiar os nossos amigos para jogos divertidos e didáticos com a preservação do meio ambiente como temática central.

Depois do Ambiente e da Música, é tempo de dançar: durante o Jardim da Páscoa, diversos grupos, academias e escolas de dança vão, ao longo de todo o evento, convidar miúdos e graúdos a mover o corpo e a celebrar a vida, em matinés dançantes e exibições imperdíveis. Haverá ainda ginástica para avós e netos, momentos de poesia e histórias para todos na «Biblioteca vai ao Jardim», doçaria da época  e, claro, para os mais pequeninos, as tradicionais Caça ao Tesouro e aos Ovos... de chocolate, como manda a tradição, patrocinadas pela Regina.

Tradicional é também o folar e, por isso, no dia 8 abril, pelas 10h30, no Mercado Eng. Silva, a ACIFF em parceria com a Escola Profissional da Figueira da Foz vão dedicar-lhe um show-cooking. No dia 9 de abril, pelas 15h30, vamos também eleger pela 2ª vez 'O Melhor Folar Tradicional de Páscoa da Figueira da Foz', uma tarefa que se anuncia tão difícil quanto saborosa, sob a organização da ACIFF. Ainda neste fim-de-semana ninguém vai querer perder a Chocol’Arte, um evento organizado pela Magenta que, desta feita, faz do chocolate as 'tintas' para muitas brincadeiras e momentos de fazer crescer água na boca, sem esquecer os ateliers “Pinta o teu Ovo” e a degustação de deliciosas sobremesas de chocolate.

Dos destaques do Jardim da Páscoa de 2017, realce para as atividades do Exploratório - Ciência Viva Coimbra. Em três casinhas bem apetrechadas, todos vão poder aprender, de forma divertida e colocando mãos-à-obra vão conhecer quais os animais que nascem de ovinhos; vão poder viajar pelo mundo das cores, luzes e sombras; e ainda conhecer as sementes, entrando no fantástico mundo das plantas.  

A decoração do Jardim da Páscoa conta com a colaboração das escolas do Concelho, desde o ensino pré-escolar às EB 2/3, num total de 1500 alunos, que estão a decorar dezenas de ovinhos e coelhinhos da Páscoa.

O Jardim conta ainda com uma casinha de pinturas faciais e balões – KidArte; três casinhas dos sabores; “Candy Store” - a motinha das gomas; e carrinhos de street food bem originais.

Aberto diariamente, de 01 a 16 de abril, das 9 às 19h00, o Jardim da Páscoa tem ainda trampolins, insufláveis, um carrossel e muita animação, incluindo artes performativas de outras épocas, com os saltimbancos da Feira Medieval Infante D. Pedro.

Organizado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a 2ª edição do Jardim da Páscoa conta com os apoios da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, com o  patrocínio da Regina & Pintarolas, com o apoio especial da Magenta, e com a participação de muitos artistas, associações e escolas do Concelho, que juntaram esforços para fazer deste Jardim da Páscoa o mais florido, doce - e concorrido - de sempre.